Andrades pelo Mundo

Veja como é viajar pelo mundo em um carro com a família Andrade

Participe desse projeto

Veja como patrocinar e participar dessa aventura

América do Norte

Busca no Site

Nossa última parada no Canadá foi na cidade de Toronto, onde passamos 5 dias. Dois casais de amigos do Brasil estavam na cidade fazendo curso de inglês, então procuramos fazer os passeios que fossem do agrado de todos e, neste caso, os mais turísticos mesmo.

Compramos o CityPASS, que dá direito a visitar as seguintes 5 atrações na cidade:

1) CN Tower;

2) Casa Loma;

3) Royal Ontario Museum;

4) Ripley's Aquarium of Canadá;

5) Toronto Zoo ou Ontario Science Centre.

Comprando o CityPASS é possível visitar essas 5 atrações acima fazendo uma economia de mais ou menos 40%, portanto vale muito a pena. É possível comprá-lo na entrada de qualquer um desses lugares e para os outros não é necessário nem pegar a fila, basta passar direto e apresentar na entrada da atração. Pagamos 76 dólares canadenses por adulto e 51 dólares para o Dani. Passear no Canadá não é muito barato, mas como nas demais cidades priorizamos os parques e atrações gratuitas, resolvemos investir esse dinheiro em Toronto e curtir esses dias com os amigos.

1) CN Tower

A CN Tower é uma torre de observação da cidade de Toronto e uma das maiores do mundo, com 553 metros. A subida é feita por elevador e lá de cima é possível avistar toda a cidade pelas suas paredes de vidro. Tem também um espaço pequeno em que o chão é de vidro e as pessoas se espremem para olhar lá para baixo e tirar fotos. É engraçado ver como muitas pessoas ficam com medo, o Cris mesmo não subiu no vidro e nem queria que o Dani ficasse andando nele rs.

Fomos na torre no final do dia para pegar o pôr do sol lá de cima e foi incrível. Com certeza esse é o melhor horário para ir. As cores do pôr do sol dão um efeito e visual muito lindo para a cidade.

Existe uma outra atração paga à parte (225 dólares) em que você pode andar pelo parapeito da torre preso por cabos de aço. Para os corajosos e dispostos a gastar, parece uma experiência inesquecível rs.

20170705 160949 220170705 160949 220170705 160949 220170705 160949 2

2) Casa Loma

A Casa Loma é um passeio imperdível para quem gosta de castelos. Ele foi construído por Henry Mill Pellat em 1914 no alto de uma colina, daí o seu nome. Henry Pellat era na época um dos homens mais importantes na economia canadense, detentor de 1/4 de toda a riqueza do país.

O castelo é muito bonito e bem grande, com 98 quartos, muitos banheiros, salas, etc. Na época que era a residência de Henry Pellat, sua esposa e um filho e contava com cerca de 40 funcionários. Parecia que eu estava visitando o castelo do seriado Downton Abbey, até os uniformes dos funcionários eram iguais. Muito interessante!

Não pude deixar de me perguntar porque uma família tão pequena fazia questão de uma casa tão grande. É inacreditável que o homem mais rico do Canadá tenha perdido toda sua riqueza, inclusive esse castelo, e terminado sua vida na pobreza. Toda essa informação é possível obter no passeio. Eles disponibilizam um telefone para você ir escutando a história do local. Infelizmente não tem em português, mas dá para escutar em espanhol e entender muita coisa. Cada cômodo do castelo tem um número, você coloca no telefone e obtém a explicação sobre aquele espaço, móveis, para o que era utilizado, etc. É um passeio demorado, mas muito legal.

20170708 000015 220170708 000015 220170708 000015 220170708 000015 2

3) Royal Ontario Museum

Confesso que não sou muito fã de visitas a museus, mas como fazia parte do pacote do CityPASS nós tínhamos que visitar esse. Chegamos um pouco tarde esperando os amigos saírem da aula de inglês e nos arrependemos profundamente, pois não conseguimos ver nem metade do que o museu tinha. E esse museu eu achei muito interessante, estava gostando do passeio. Por isso, vá com tempo mesmo, pelo menos umas 5 horas.

O mais legal é ver como o Dani gosta de museu. Ele é curioso, quer explorar cada canto, entender cada peça exposta. Da até gosto! Um dos andares desse museu tem exposição de animais e uma parte interativa, em que as crianças podem passar a mão em algumas coisas, pele de animais, etc. Foi a parte que o Dani mais curtiu. Ele gostou também de ver os esqueletos de dinossauros. Eu me diverti tentando imitar algumas peças rsrs.

20170706 160252 220170706 160252 2

4) Ripley's Aquarium of Canadá

Esse aquário fica do lado do CN Tower, então é possível fazer os dois passeios no mesmo dia. Até hoje só tínhamos visitado o aquário de São Paulo e o do Sea World da Califórnia e confesso que esse aquário me impressionou muito. Com certeza o mais bonito que já vi.

Ele é enorme e possui muitos tanques com animais marinhos diversos. Muitos tipos de peixes, corais, esponjas coloridas, tubarões, arraias, crustáceos e até vários tipos de águas vivas. Além disso, tem uma área infantil para as crianças brincarem e também tanques abertos para passarmos a mão em arraias e num peixe esquisito que não decorei o nome rsrs.

Outra coisa que achei muito legal foi um túnel de aquário. Você sobe numa escada rolante que passa bem devagarzinho por um túnel feito de aquário em que os peixes, tubarões e arraias ficam nadando constantemente sobre a sua cabeça. É muito bonito.

20170705 18274420170705 18274420170705 18274420170705 18274420170705 18274420170705 18274420170705 182744

5) Toronto Zoo ou Ontario Science Centre

Nesse item do CityPASS você tem que escolher uma atração OU a outra. Eu queria ir ao zoológico, mas o Dani estava louco para ir no Ontario Science Centre. Como ele chamou, o museu das experiências rsrs.

Essas duas atrações ficam bem fora de mão para quem está sem carro. De onde estávamos hospedados era necessário pegar 3 ônibus diferentes e levava quase uma hora para chegar. Com muita dor no coração, acabamos não indo. O Dani chorou muito, pois estava muito empolgado para ir, mas pela logística e o horário que o museu fecha (17hs), não conseguiríamos chegar a tempo de aproveitar muita coisa. Nossos amigos que estão estudando em Toronto foram em outro dia e disseram que vale muito a pena, que o museu é realmente muito interativo e interessante.

Além das atrações do CityPASS fizemos mais dois passeios gratuitos: conhecer o High Park e o Eaton Center.

6) High Park

Esse parque é o maior de Toronto e vale muito a pena a visita. Ele tem várias atividades para fazer, quadras para jogar bola, inclusive quadras de tênis, mini zoológico onde é possível alimentar lhamas e passar a mão em coelhinhos, lindos jardins e gramados bem cuidados, além de um jardim de flores que faz o desenho da bandeira do Canadá. O estacionamento dentro do parque é gratuito, mas é muito difícil achar uma vaga.

Tivemos sorte de visitá-lo num lindo dia de sol e aproveitamos para fazer um piquenique com os amigos. Era o nosso último dia em Toronto, no final da tarde tínhamos que ir para o aeroporto, então aproveitamos o sossego do parque para descansar e curtir a companhia dos amigos antes de seguirmos viagem para a Europa. Definitivamente um parque que vale a pena conhecer em Toronto.

IMG 20170709 WA0007 2IMG 20170709 WA0007 2IMG 20170709 WA0007 2IMG 20170709 WA0007 2

7) Eaton Center

Pensa num shopping grande e aí multiplica. Esse é o Eaton shopping. Ele fica localizado numa região bem comercial de Toronto e é gigantesco. Muitas vezes tínhamos que sair na rua para acessar uma outra parte do seu complexo, já que ele ocupa vários quarteirões. As ruas no entorno, inclusive, passam a impressão de que você está em Nova York ou no Japão, com aquelas propagandas e letreiros luminosos enormes. À noite deve ser bem interessante. Para quem gosta de passear em shopping ou precisa comprar alguma coisa, é uma opção bacana de passeio.

Impressões gerais

Apesar de termos gostado bastante da cidade, achamos que de todas as cidades canadenses por onde passamos foi a mais cara e o trânsito mais caótico.

O bilhete diário do transporte público custava 12 dólares canadenses e não existia uma opção de bilhete para 3 dias. Em Montreal pagamos por um bilhete de 3 dias, 18 dólares.

No metrô e nos ônibus as pessoas eram menos gentis que nas outras cidades. Muitas vezes o vagão estava cheio e as pessoas tinham coragem de manter suas bolsas em um assento enquanto tinham pessoas de pé.

Conseguimos alugar um quarto pelo Airbnb pelo preço que pagaríamos em um lugar todo na América do Sul, e mesmo assim bem longe do centro. Qualquer hospedagem perto da região central de Toronto era caríssima.

Em resumo, o Canadá é um país muito caro para se visitar. Lindo, organizado, limpo, com pessoas educadas, mas com preços salgados. Nós pensamos que íamos economizar dinheiro indo para lá enquanto estávamos sem o nosso carro, pois o dólar canadense é mais barato, mas que nada, gastamos muito mais. O dólar canadense pode ser mais barato que o euro ou o dólar americano, mas hospedagem, comida e entretenimento custam bem caro no país.

Se você é como nós e gosta de viagem e aventura, não deixe de acompanhar a nossa volta ao mundo e curtir a nossa página no Facebook: www.facebook.com/andradespelomundo.

Natany Gomes

Submit to FacebookSubmit to Twitter