Andrades pelo Mundo

Veja como é viajar pelo mundo em um carro com a família Andrade

Participe desse projeto

Veja como patrocinar e participar dessa aventura

Outras Aventuras

Busca no Site

Em junho de 2016 fizemos o passeio de 3 dias partindo de San Pedro do Atacama, no Chile, com destino final no Salar de Uyuni, na Bolívia.

Contratamos nosso passeio com a empresa Atacama Mística, que tinha boas recomendações na internet, e por isso, inclusive, pagamos um pouco mais do que outras agências desconhecidas estavam cobrando pelo mesmo passeio.

No nosso carro estava um casal de amigos do Brasil, que embarcaram nessa aventura com a gente, e um casal de brasileiros que ainda não conhecíamos, muito simpáticos.

No primeiro dia conhecemos as lagunas verde, blanca e colorada, cada uma mais linda que a outra.

Foto15

Laguna Altiplânica - Bolívia

Laguna Colorada

Foto8

Laguna Altiplânica - Bolivia

No segundo dia achei o passeio meio perdido, passamos a maior parte do tempo andando de carro, sem paradas muito significativas, acredito que a única parada que vale a pena comentar foi a Árvore de Pedra. Nesse dia chegamos bem cedo na nossa hospedagem.

No terceiro dia, acordamos ainda de madrugada para assistir ao nascer do sol no Salar de Uyuni. Estava fazendo muito frio, algo como 12 graus negativos, mas mesmo assim valeu muito a pena. Ver o sol nascer naquela imensidão branca compensou qualquer sofrimento.

Foto12

Depois visitamos a Isla del Sol, uma formação rochosa no meio do salar com diversos cactos gigantes. É realmente impressionante. Passamos a maior parte do terceiro dia passeando pelo Salar de Uyuni e tirando as fotos típicas de quem vai para lá.

Foto9

Foto14

Foto5

Pontos altos do passeio: visitamos paisagens que de outra forma não conheceríamos, dada a sua localização complicada, e conhecemos a Jéssica e o Eduardo, que eram muito gente boa e que tornaram o passeio bem mais legal e leve.

Pontos baixos da viagem: Não demos sorte com o nosso guia, ele era antipático, não respondia às nossas perguntas, não quis interagir com a gente e não deixava a gente ouvir a nossa música dentro do carro (e tínhamos que ficar ouvindo a mesma seleção de 10 músicas dele rs). Apelidamos o nosso passeio de “kinder ovo”, pois cada etapa era uma grande surpresa.

De fato, se não fosse pela companhia dos nossos amigos do Brasil e do casal que conhecemos, o passeio tinha tudo para ter sido a pior experiência de todas. Ok, os lugares por onde passamos eram lindos e únicos, mas enfrentamos um frio terrível, condições ruins de hospedagem sem banho no primeiro dia e com uma anfitriã muito grosseira e que nos tratou mal no segundo dia, um galão de água estourou em cima do carro e molhou todas as roupas da mala, que quando colocamos para secar, congelaram e para completar, eu fiquei com febre e dor de garganta. Se nosso grupo não tivesse levado tudo na brincadeira e com muito bom humor, teria sido tenso.

Dizem que o sucesso desse passeio está diretamente ligado a carisma do guia, e eu acredito mesmo. Víamos os guias dos outros tours sendo tão mais atenciosos, explicando as coisas, limpando o vidro do carro para que as pessoas pudessem apreciar melhor as paisagens durante o trajeto. No Salar de Uyuni, geralmente são os guias que propõem as fotos divertidas, ensinam como tirar para dar o efeito esperado, ajudam. No nosso caso, tivemos que nos virar sozinhos enquanto o nosso guia ficou conversando no celular.

Quando chegamos em Uyuni,  o dono da agência insistiu em querer saber como foi o passeio, quando contamos ele foi muito atencioso e nos pediu milhões de desculpas. Disse que ele seria o nosso guia, mas teve um contratempo em cima da hora e contratou outra pessoa para substituí-lo, já que todos os outros guias da agência estavam em passeios.

Que peninha, teríamos gostado muito dele, era simpático, comunicativo, divertido.  Acho que simplesmente não demos sorte. Paciência! Pelo menos, como um pedido de desculpas, ele alugou um quarto num hotel da cidade para descansarmos até o horário do nosso voo e nos levou até o aeroporto. Desculpas aceitas rs!