Andrades pelo Mundo

Veja como é viajar pelo mundo em um carro com a família Andrade

Participe desse projeto

Veja como patrocinar e participar dessa aventura

América do Sul

Busca no Site

Ficamos em Cartagena por 20 dias, pois tínhamos que organizar todas as coisas para enviar o nosso carro de navio para algum lugar. Digo algum lugar, porque inicialmente íamos enviá-lo para o Panamá, mas devido ao calor intenso de Cartagena, percebemos que seria assim ou pior na América Central, e então resolvemos repensar o nosso roteiro.

Além disso, descobrimos que na América Central nesses meses de junho e julho chove praticamente metade do mês, ininterruptamente. Vimos que não íamos aproveitar muita coisa na nossa passagem por lá, apenas gastaríamos dinheiro. Por essa razão, mudamos o nosso roteiro para seguir a viagem para a Europa, e aproveitar que é verão por lá agora.

Além da questão do envio do carro, um casal de amigos veio nos visitar por uma semana em Cartagena, e nesses dias não fizemos absolutamente nada além de passear rs. Podemos dizer que conhecemos Cartagena como turistas e como locais, no modo luxo e no modo hard.

Nos dias em que os nossos amigos ficaram com a gente, alugamos um Airbnb muito confortável em El Laguito, uma das regiões mais nobres e turísticas de Cartagena. Ficamos de frente para a praia e com todo conforto e infraestrutura que poderíamos desejar.

Nesses dias aproveitamos para ir a Playa Blanca, que é possível visitar de carro. Não é muito perto, mas o caminho é bem tranquilo. A praia estava lotada e o assédio dos vendedores ambulantes é terrível, por isso passamos a maior parte do tempo dentro da água, assim tínhamos um pouco de tranquilidade. A água é muito quentinha e agradável, nunca tínhamos pegado uma praia com essa temperatura. Pagamos 20.000 pesos pelo guarda sol e 5 cadeiras, após negociar um pouco. Eles queriam nos cobrar 30.000 pesos. Aliás, tudo é negociável em Cartagena, então vale muito a pena pechinchar. Além disso, pagamos 10.000 pesos pelo estacionamento para o dia todo.

20170606 141159 220170606 141159 220170606 141159 2

Outro passeio que fizemos foi para Isla del Encanto, que é uma das ilhas privadas da região. Queríamos um pouco de tranquilidade com o mar da mesma cor da Playa Blanca e achamos que seria assim em Isla del Encanto, mas nos enganamos. No dia que fomos não fez sol em nenhum momento, mas mesmo que fizesse a água não era azulada e sim verde, muito parecido com as praias do litoral norte de São Paulo. Pagamos bem caro, 160.000 pesos por pessoa e 100.000 pesos para o Dani com almoço.

A verdade é que não gostamos nada do passeio e acabamos não tirando nenhuma foto de lá. Não seríamos justos se disséssemos que o lugar é ruim, pois não é. Tem uma boa estrutura, com piscina, espreguiçadeiras, cadeiras de frente para o mar, caiaque para uso livre, almoço relativamente gostoso e farto. Ninguém fica te assediando e você consegue desfrutar de um dia muito agradável de descanso. Não demos sorte de pegar um dia de sol e, para piorar, o mar estava de ressaca, então estava com muitas ondas, vento e marrom. Uma pena, para nós um passeio que não foi legal.

Visitamos também o Castelo de San Felipe e pagamos um guia para nos explicar um pouco da história do local. É um passeio que vale a pena, pois a construção é muito bonita e imponente, além de dar uma vista legal da cidade. Esse castelo na verdade foi um dos fortes mais importantes de defesa de Cartagena no passado e teve um papel muito importante em diversas guerras. Do lado de fora tem uma estátua em homenagem ao militar espanhol Blas de Lezo, que defendeu o castelo durante um cerco importante. O mais interessante dessa estátua, é que o homem conseguiu lutar em defesa de Cartagena sem ter um olho, um braço e uma perna. Isso impressionou demais o Dani, ele estava ansioso para ver a estátua do homem sem olho, braço e perna e até quis tirar uma foto igual a ele, fechando um olho e escondendo um braço e uma perna rsrsrs. Pagamos 25.000 pesos por pessoa e o Dani não pagou. O guia custou 10.000 pesos por pessoa. No fim, o guia acabou sendo só nosso, pois não formou um grupo maior.

20170609 143026 220170609 143026 220170609 143026 220170609 143026 220170609 143026 220170609 143026 2

Atrás do Castelo de San Felipe tem uma escultura em bronze chamado Sapatos Viejos, que homenageia um dos maiores poetas da cidade, Luis Carlos López. O Dani quis tirar uma foto dentro de um dos sapatos. Até achei a ideia legal, mas o calor estava insuportável e eu não tive coragem de imitá-lo.

20170609 143657

Outro passeio que não pode faltar para quem vai a Cartagena é passear pela Cidade Amuralhada. Esse passeio é gratuito e para mim, o melhor de todos. Gostávamos de chegar no finalzinho da tarde e pegar o pôr do sol do alto da muralha. Depois, descíamos para a cidade e íamos caminhar por suas ruazinhas cheias de charme e construções antigas. Sem pressa, sem preocupação, sem compromisso. Pelo caminho íamos encontrando igrejas, praças, esculturas, inclusive uma de Botero e da índia Catalina, lojinhas de artesanato, umas mais simples, outras bem chiques, artesanato de rua, shows de dança na praça, cantores de rap, palhaços, homens tocando violão, barraquinha de arepa. Tem de tudo. O gostoso é ir sem pressa e se deixar perder pelas diversas ruas, pois cada uma tem um charme e uma história.

20170605 202259 220170605 202259 220170605 202259 2

Num dos dias fizemos um passeio de charrete. Você pode pagar passeios de 30 minutos, 40 minutos ou uma hora. Fizemos o de 30 minutos por 60.000 pesos. Pelo caminho, o condutor vai nos mostrando onde moravam algumas pessoas importantes na cidade. É interessante observar que, apesar da cidade antiga ser cheia de charretes e cavalos, não vemos cocô de cavalo pelas ruas. Isso porque cada charrete coloca um coletor de cocô bem abaixo do cavalo, super discreto, quase imperceptível e muito eficiente.

IMG 20170608 WA0036IMG 20170608 WA0036

Em outro dia paramos numa das praças da cidade amuralhada, onde um grupo de danças se apresenta todas as noites em troca de gorjetas. Ficamos ali, apreciando aquela dança típica com as vestimentas coloridas dando um efeito muito especial.

20170606 220747 023 2

Dentro da cidade amuralhada estão as hospedagens mais chiques e caras de Cartagena. É possível encontrar também alguns hostals. É importante mencionar que essa parte da cidade é muito segura, com muito policiamento. Em cada esquina vemos policiais cuidando da segurança do local.

Gostávamos também de caminhar pela praia de Cartagena, próximo ao apartamento onde estávamos, na região de El Laguito e Boca Grande. Quando começava a escurecer, no entanto, não parecia um lugar muito seguro para andar, ficava mais deserto e quase não víamos policiais.

20170613 202348 2

Tem um shopping bem gostoso de frente para o mar chamado Plaza Bocagrande. Excelente para fugir do calor da rua (o ar condicionado é bem forte) e almoçar ou tomar um sorvete em sua praça de alimentação com vista para o mar.

20170619 143411

Se for possível se hospedar em Cartagena em algum lugar que tenha piscina, faz toda a diferença. Chegávamos suados e cansados dos passeios do dia, e antes de ir para o apartamento passávamos na piscina para nos refrescar e relaxar. Muito gostoso!

20170604 144231

Depois que os nossos amigos foram embora, fomos conhecer Santa Marta, mais ao norte da Colômbia e quando regressamos para Cartagena ficamos na casa de uma família, também através do Airbnb. Só que dessa vez era uma hospedagem bem simples, num bairro nada turístico e cercado por uma favela. Nada de ar condicionado ou piscina, e embora o quarto fosse grande e limpo, era bem simples. Tínhamos que andar com muito cuidado pela vizinhança, pois tinha muito morador de rua num terreno vazio de frente para a casa que estávamos. Conhecemos nesses dias o outro lado de Cartagena, onde as pessoas de lá realmente vivem, como é o dia a dia delas. Olha só a vista da nossa janela.

20170617 103213

Nesses dias íamos almoçar num shopping perto do Castelo San Felipe chamado Plaza Mall, que ficava a uma distância curta de caminhada do lugar onde estávamos. O shopping era mais popular também, almoços mais baratos e tinha uma grande piscina de bolinhas que poderia ser usada mediante o gasto de 30.000 pesos no shopping. Como o almoço dava mais ou menos isso, o Dani sempre ganhava meia hora de brincadeira na piscina de bolinhas. Depois disso, íamos passear numa loja de materiais diversos chamada Home Sentry que tinha cadeiras de massagem para teste. Fazíamos uma massagem gratuita e depois íamos embora. Fiquei com medo de um dia sermos expulsos da loja, mas nunca aconteceu rsrsrs. Foram dias gostosos também, mas bem diferentes do perfil turístico da cidade.

20170618 164345

Ahhh esquecemos de mencionar que o preço do taxi em Cartagena é bem em conta, mas é muito importante perguntar o preço antes de começar a corrida, pois eles não têm taxímetro e sempre tem algum espertinho querendo tirar vantagem de turista. Um dia aconteceu com a gente, inclusive. Perguntamos o preço e o taxista nos falou o dobro do que estávamos acostumados a pagar por aquele trecho. Claro que não fomos. Só para se ter uma ideia, de Bocagrande para a Cidade Amuralhada custa 7.000 pesos. Mesmo quando estávamos de carro, preferíamos deixa-lo na garagem e sair de taxi, pois não ficava caro e não tínhamos que nos preocupar em achar um estacionamento seguro para o carro.

Amamos nossa experiência em Cartagena e, mesmo tendo sido muitos dias na cidade, eu não consegui enjoar, pois gostei muito do clima romântico e rústico/chique da cidade antiga. O Cris não pode dizer o mesmo, estava contando os dias para sair do calor úmido rsrsrs.

20170604 204950 220170604 204950 220170604 204950 220170604 204950 220170604 204950 220170604 204950 2

Se você é como nós e gosta de viagem e aventura, não deixe de acompanhar a nossa volta ao mundo e curtir a nossa página no facebook: www.facebook.com/andradespelomundo.