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Essa etapa da viagem era a que mais temíamos, porque é algo totalmente fora da nossa realidade. Nunca antes enviamos ou recebemos nenhuma mercadoria por navio, então não tínhamos ideia nenhuma de como funcionava esse processo.

Vimos que alguns viajantes fazem todo o trâmite sozinhos, providenciam toda a documentação e tratam com o pessoal do porto por conta própria, mas nós achamos que seria demais para nós e optamos por contratar um despachante para nos auxiliar nesse processo.

Fechamos o envio do nosso carro com a Enlace Caribe, que foi a empresa utilizada também por outros brasileiros que estão viajando. Eles demoram um pouco para responder os e-mails e são bem concisos nas respostas, por isso combinamos um dia de passar no escritório e tirar todas as dúvidas que tínhamos. Funcionou muito bem para nós.

Existem duas formas de envio do carro no navio: 1) Colocando-o em um contêiner ou 2) Através de RoRo.

Pelo RoRo o carro vai estacionado no pátio do navio, sem nenhuma proteção externa. Temos que deixar a chave com o pessoal do navio, que ficará responsável por colocá-lo e tirá-lo da embarcação. Para esse sistema, existem muitas reclamações de furtos de pequenos objetos dentro do carro e de danos ao carro na hora de estacionar. É uma modalidade que não tem seguro.

Tínhamos optado pelo RoRo inicialmente, porque o preço fica mais em conta e porque as nossas coisas ficam todas trancadas no fundo do carro, então não teríamos o problema com furto. Acabamos desistindo, no entanto, porque o próximo envio por essa modalidade seria apenas 15 dias mais tarde e levaria muito mais tempo para chegar na Europa, pois faz uma parada no Panamá. Íamos gastar muito dinheiro com hospedagem e alimentação todo esse longo período sem o Chulé. Além disso, o navio costuma atrasar, o que dificulta comprar as passagens aéreas para ir embora de Cartagena com certa antecedência e, comprando muito em cima da hora, os preços sempre são mais salgados. Nessa modalidade, íamos pagar $1.700 dólares de custos totais em Cartagena e EUR 300 euros para receber o carro no porto de destino.

Acabamos fechando o envio do nosso carro de Cartagena para Antuérpia, na Bélgica, através de contêiner. O valor ficou em $ 1.950 dólares em Cartagena e inicialmente EUR 600 euros no porto de destino. Depois tivemos que pagar mais EUR 200 euros por uma inspeção policial por scanner na Bélgica, pois o carro veio de um porto considerado de risco.  

Esses valores foram para um contêiner de 20 pés, que cabe exatamente um veículo. Muitos viajantes optam por enviar o carro em contêiner de 40 pés e dividem com outro viajante, reduzindo bastante o valor. Nós tentamos por quase 2 meses encontrar alguém para dividir, mas não conseguimos, então enviamos sozinhos mesmo.

Pela experiência de outros viajantes, teríamos economizado uns 300-400 dólares, se tivéssemos encontrado alguém para dividir.

As vantagens do contêiner incluem ter seguro da carga, o contêiner ser lacrado na sua frente e mais ninguém ter acesso ao seu veículo, menor tempo de viagem até o porto de destino, pois o navio vai direto, e ter uma data exata para acontecer, permitindo que você se programe para continuar a viagem e comprar as passagens aéreas (mais baratas).

No dia de colocar o carro no contêiner, o processo é bem lento e burocrático e ficamos aliviados de não ter tentado fazer por conta própria. As distâncias dentro do porto são enormes, faz um calor insuportável (pegamos 40 graus), tudo leva muito tempo, ainda tem a inspeção antidrogas rigorosa da polícia, que nos faz tirar absolutamente tudo do carro, desparafusar todas as coisas, etc. Tivemos que abrir a caixa d’água, a barraca, tirar uma bancada que colocamos na parte de trás do carro, tudo para checar se não estávamos levando nenhuma droga.

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A Enlance Caribe envia uma pessoa para te acompanhar antes de entrar no porto, depois outra para te auxiliar com os trâmites dentro do porto, e depois que tudo acaba, tem uma terceira pessoa te esperando no estacionamento para te levar de volta para o hotel.

Na Bélgica fomos auxiliados pelo despachante Egbert da Jeralogistics, que nos foi indicado pela Enlace Caribe. Ele demora um pouco para responder os e-mails, mas o seu preço foi o melhor que conseguimos. Na verdade, metade do valor do outro despachante também indicado pela Enlace. Ficamos com medo de dar algum problema, mas no fim foi muito tranquilo.

Começamos a conversar com mais frequência com a Jeralogistics alguns dias antes da chegada do carro, passamos as informações solicitadas por e-mail e no dia em menos de 2 horas já estávamos com o carro em mãos. 

Na Bélgica não foi possível entrar no porto para pegar o carro, tudo foi feito pelo despachante e nós buscamos o carro já no depósito deles.  A única mancada do despachante foi não ter nos dito com antecedência que precisávamos fazer um seguro contra terceiros. Saímos do porto com o carro sem seguro e correndo o risco de sermos parados pela polícia e sermos multados. 

Abaixo os contatos da Enlace Caribe e da Jeralogistics: 

Enlace: Edificio Laguna 46 Centro de Negócios El Cabrero, Avenida del Lago Marbella, Carrera 3, n. 46-51, Oficina 1201 Tel. +57(5) 6609495 Celular +57 315-8622041 Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Jeralogistics: Noorderlaan 133 - 2030 Antwerpen Tel.: +32/495.25.40.33 - Fax.: +32/3.544.74.84 Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. - www.jeralogistics.be

Natany Gomes

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